
Submissões Recentes
Desenvolvimento de um protótipo de comedouro lento para equinos: uma solução de baixo custo e alta eficiência
(2025-07-25) Cota, Alaene Rayane Menezes ; Matheus Campos Mattioli; Marcos Rogério Vieira Cardoso
O Brasil possui um dos maiores rebanhos equinos do mundo, destacando a
importância cultural e econômica da espécie no país. Contudo, o confinamento prolongado de cavalos, prática comum em áreas urbanas e propriedades rurais, pode comprometer seu bem-estar e desencadear comportamentos estereotipados, como aerofagia e lignofagia. Esses distúrbios estão associados à frustração, tédio e privação de omportamentos naturais, como o pastejo contínuo. Com o objetivo de mitigar esses efeitos, o presente trabalho propôs o desenvolvimento de um protótipo de comedouro lento (Slow feeder), artesanal e de baixo custo, que simula o comportamento natural de forrageamento, prolongando o tempo de ingestão e reduzindo o ócio. A pesquisa foi de natureza aplicada, com abordagem qualitativa e enfoque experimental. O protótipo foi elaborado com base em referências bibliográficas, priorizando materiais acessíveis, seguros e resistentes ao uso em cocheiras. A estrutura consiste em uma caixa de madeira com tampa contendo malha redutora de acesso ao feno. O dispositivo foi validado quanto a viabilidade estrutural e funcional. Embora ainda não tenha sido testado com animais, o modelo mostra potencial para melhorar o manejo alimentar, reduzir distúrbios comportamentais e promover o bem-estar físico e psicológico os equinos estabulados, especialmente em propriedades de pequeno e médio porte.
Avaliação da técnica de inoculação manual de solução salina na câmara de ar e no albúmen e sua influência sobre a eclodibilidade e desenvilvimento embrionário
(0015-07-25) Machado, Caio Mendes; Doutor Adriano Geraldo; Doutor Rogério Amaro Gonçalves
Este trabalho é resultado de um estudo experimental desenvolvido no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais – Campus Bambuí, com o objetivo de avaliar os efeitos da técnica de inoculação manual de solução salina (soro fisiológico) no albúmen e na câmara de ar de ovos férteis, realizada no dia 0 de incubação, sobre a eclodibilidade e o desenvolvimento embrionário. Foram utilizados 150 ovos férteis de matrizes caipiras com 40 semanas de idade, divididos em três tratamentos: CP - controle positivo (sem inoculação), ALB - inoculação no albúmen e CA - inoculação na câmara de ar, sendo cada grupo composto por 50 ovos. A análise estatística foi conduzida utilizando o teste de Kruskal-Wallis. Os resultados indicaram que a inoculação no albúmen proporcionou maior taxa de descarte e maior mortalidade embrionária inicial, reduzindo numericamente o número de pintinhos eclodidos, embora estatisticamente os tratamentos não tenham apresentado diferença significativa (P>0,05). Já a inoculação na câmara de ar apresentou desempenho semelhante ao grupo controle, sugerindo ser uma alternativa viável. Concluiu-se que a inoculação de 0,2 mL de solução salina no albúmen no primeiro dia de incubação não é recomendada, podendo comprometer a estrutura interna do ovo e interferir negativamente no desenvolvimento embrionário. A técnica aplicada na câmara de ar mostra-se promissora e pode ser considerada em futuras pesquisas visando a nutrição in ovo precoce. O estudo destaca a necessidade de mais investigações para determinar o local e o volume ideais de inoculação de soluções nos ovos incubáveis.
Análise sensorial e avaliação da qualidade interna e externa de ovos caipiras e comerciais
(2025-07-30) Quinto, Maria de Fatima Pereira; Doutor Adriano Geraldo; Mestre Claudia Helena de Magalhães; Doutor Rogério Amaro Gonçalves
O trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade interna e externa de ovos caipiras e comerciais e a preferência dos consumidores entre os dois tipos de ovos, utilizando testes sensoriais afetivos. A escala hedônica foi utilizada para análise sensorial dos ovos nos atributos aparência geral, aroma, textura, sabor e cor da gema. Avaliou-se também a preferência dos consumidores entre ovos caipiras e comerciais pelo teste de comparação pareada. Os testes foram realizados com luz vermelha, para mascarar a cor da gema, e com luz branca, para avaliar sua influência visual. A seleção aleatória dos participantes da análise sensorial foi realizada a partir da aplicação de um questionário de perfil social a um público de 231 pessoas, entre professores, funcionários e alunos do IFMG Campus Bambuí. Os resultados obtidos do questionário foram analisados por meio de análise descritiva. Para a análise sensorial utilizou-se um delineamento em blocos casualizado e balanceado, considerando cada provador como um bloco. Os dados do teste hedônico e da comparação pareada foram analisados no software estatístico R (THE R FOUNDATION, 2025), utilizando o teste de Wilcoxon Mann Whitney para amostras independentes e o teste do uiquadrado, respectivamente. Sob luz vermelha, não houve diferença significativa nos atributos aparência geral, aroma, textura e sabor entre ovos caipiras e comerciais. Sob luz branca, apenas a cor da gema apresentou diferença estatisticamente significativa (p < 0,01), com maior média para ovos caipiras (média 7,72; DP 1,34; CV 17%) em relação aos comerciais (média 5,74; DP 1,97; CV 34%). No teste de comparação pareada, os ovos caipiras foram preferidos por 66% dos provadores (p < 0,05). Os dados obtidos da qualidade interna e externa foram submetidos à análise de variância (ANAVA) no software SISVAR. Observouse diferença ignificativa para a cor da gema (p < 0,01), com maior intensidade nos ovos caipiras, e para a Unidade Haugh (p < 0,05), com valores mais altos nos ovos comerciais. Para os demais parâmetros (índice de gema, porcentagem e espessura de casca, porcentagem de gema, porcentagem de albúmen, gravidade específica e peso do ovo) não houve diferença estatisticamente significativa (p > 0,05).
Doses de adubação via fertirrigação para a produção de mudas de hortaliças
(2025-07-22) Lourenço, Vinicius Oliveira; Doutor Luciano Donizete Gonçalves
A produção de mudas de qualidade é uma etapa fundamental para o sucesso do cultivo de hortaliças, especialmente para espécies de alta importância econômica. Nesse contexto, o fornecimento adequado de nutrientes durante a fase inicial do desenvolvimento das plantas é determinante para garantir mudas vigorosas, uniformes e com bom potencial de estabelecimento no campo. Dentre as alternativas de manejo nutricional, destaca-se a fertirrigação, que possibilita o fornecimento eficiente de nutrientes essenciais, como fósforo (P), potássio (K) e magnésio (Mg), por meio da água de irrigação. Diante da carência de recomendações técnicas específicas para adubação na fase de viveiro e considerando as exigências nutricionais de cada espécie, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito de diferentes doses de adubação via fertirrigação na produção de mudas de alface, beterraba e tomate. O experimento foi conduzido em ambiente protegido no Setor de Olericultura o IFMG – Campus Bambuí, em bandejas de poliestireno expandido com substrato comercial e vermiculita, utilizando seis tratamentos para cada cultura, dos quais um deles: testemunha (sem adubação) e os demais compostos por doses crescentes de Fosfato Monoamônico (MAP), Sulfato e Magnésio (MgSO4) e Nitrato de Potássio (KNO3). Foram avaliados parâmetros morfológicos aos 35 dias após o plantio, como altura de planta, diâmetro do caule, número de folhas, comprimento de raiz, matéria verde da parte aérea e matéria verde da raiz. Os resultados indicaram que, para todas as culturas, o tratamento testemunha apresentou desempenho significativamente inferior em todas as variáveis analisadas, evidenciando necessidade do fornecimento adequado de nutrientes. As doses termediárias de adubação proporcionaram melhores resultados em termos de crescimento vegetativo e acúmulo de biomassa, com destaque para as doses do tratamento 3 e 4, que promoveram o melhor equilíbrio entre a parte aérea e o sistema radicular, fator determinante para a produção de mudas vigorosas e com maior capacidade de sobrevivência após o transplantio. Os resultados reforçam a importância do manejo nutricional eficiente na fase de viveiro e evidenciam o potencial da fertirrigação como ferramenta estratégica para aperfeiçoar a produção de mudas de qualidade.
Gestão estratégica de indicadores no setor de facilities: uma abordagem baseada em ferramentas da qualidade
(2025-08-07) Barbosa, Jéssica Lorena de Sousa; Doutor Carlos Roberto de Sousa Costa
Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a aplicação de indicadores de desempenho no setor de Facilities de uma indústria farmacêutica do Centro-Oeste Mineiro. Diante da ausência de um método formal de acompanhamento dos processos desse setor específico da indústria, o estudo buscou criar métricas capazes de guiar decisões gerenciais e promover o avanço contínuo das atividades. Para isso, realizou-se uma pesquisa de caráter aplicado, combinando análise de relatórios internos, observação direta e uso prático de ferramentas da qualidade, apoiando-se em planilhas eletrônicas para organização dos dados. Foram estabelecidos indicadores para custos de descartáveis, controle de pragas, custos de lanches, controle de armários, gestão de uniformes e serviços de limpeza, definindo-se periodicidade, metas e viabilidade de execução. A adoção dessas métricas levou a procedimentos mais padronizados, melhor uso dos recursos e à criação de um banco de dados confiável para apoiar decisões futuras. Apesar do curto período para coleta de dados e ajustes necessários em alguns indicadores, conclui-se que o modelo é viável e adaptável a outros ambientes organizacionais. Como resultados concretos, destacam-se a redução dos custos com materiais descartáveis, a otimização dos gastos com lanches, a melhoria na gestão dos armários e o aprimoramento do controle da rouparia.