Trabalhos Acadêmicos
URI Permanente desta comunidade
Esta comunidade será composta pelos trabalhos de conclusão de curso de graduação e especialização, assim como as dissertações dos cursos de mestrado. Esses trabalhos devem apresentar os resultados de estudos, expressando o conhecimento do assunto escolhido, bem como ser realizado sob a supervisão de um professor orientador.
Navegar
Navegando Trabalhos Acadêmicos por Programas e cursos "Bacharelado em Engenharia Elétrica"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemANÁLISE DE DESEMPENHO DE REDE DE DISTRIBUIÇÃO AÉREA DE 34,5 kV FRENTE ÀS DESCARGAS ATMOSFÉRICAS: Estudo de caso na mineração de Capanema(2024-12-20) Ferreira, Thiago de Castro; Doutora Cláudia Rejane de MesquitaAs descargas atmosféricas que incidem nas redes de distribuição aérea de energia elétrica consistem em uma das principais causas de interrupções não programadas, acarretando significativos prejuízos para indústrias e outros consumidores. A compreensão dos efeitos dessas descargas é fundamental para o aprimoramento dos sistemas de proteção, visando minimizar sobretensões e falhas no fornecimento de energia. Este trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho de uma rede de distribuição de 34,5 kV, de uma planta mineradora, frente a descargas atmosféricas diretas, utilizando simulações computacionais no “software” ATPdraw. A pesquisa concentra-se na modelagem da rede e na simulação dos impactos das descargas, com ênfase nas correntes de descarga de 10 kA, 30 kA e 45 kA. Foram realizadas simulações para determinar os níveis de sobretensão e sobrecorrente, possibilitando a análise da resposta da rede a esses eventos. Para tanto foram obtidas as ondas de sobretensões nos condutores fases e cabo guarda, sobretensões estabelecidas nos terminais dos isoladores do poste e nos terminais do dispositivo para-raios, bem como, as ondas de correntes nos aterramentos dos postes e nos para-raios. O estudo também inclui a definição dos modelos necessários para representar a corrente da descarga incidente e os componentes da rede, com o intuito de realizar uma avaliação precisa de sua vulnerabilidade. Os resultados obtidos fornecerão percepções valiosas sobre a eficácia das medidas de proteção implementadas e contribuirão para a melhoria da qualidade da energia elétrica nas redes de média tensão.
- ItemEstudo de desempenho de linhas de transmissão de 138 kv frente a descargas atmosféricas: análise de um estudo de caso(2024-01-30) Eduardo Sena Batista; Profa. Dra. Cláudia Rejane de Mesquita.; MSc. Bernardo Nogueira Giarola.As descargas atmosféricas que incidem em linhas de transmissão são a principal causa de desligamentos não programados dos sistemas de transmissão, segundo as concessionárias de energia elétrica. Portanto, entender os mecanismos associados a esses desligamentos pode proporcionar o aprimoramento de ações de projeto de proteção das linhas, melhorando seu desempenho frente a tais descargas, com redução de sobretensões, faltas e desligamentos. Existem dois mecanismos de desligamento de linhas de transmissão associados à incidência de descargas atmosféricas: o flashover, decorrente da incidência em cabos fase, e o backflashover, referente à incidência em cabos de blindagem. Ambos resultam em sobretensões impulsivas que podem provocar a ruptura do isolamento da linha e seu consequente desligamento. Este trabalho se propõe a avaliar a ocorrência de backflashover em uma linha de transmissão típica de 138 kV frente à incidência de descargas atmosféricas. O desempenho dessa linha é simulado por meio do software ATPDraw, para determinar os níveis de sobretensões nas cadeias de isoladores frente a ondas de corrente típicas de descargas atmosféricas. Foram executadas simulações visando obter as ondas de sobretensões na linha de transmissão com aterramento de 30 ohms e 100 ohms, para descargas atmosféricas incidentes na torre e em meio de vão. Nestes casos, simulações com e sem a inserção de dispositivos para-raios foram realizadas para possibilitar a avaliação da suportabilidade da cadeia de isoladores e de quanto é a eficiência do dispositivo para-raios. Tendo como base os valores de sobretensões simulados e os valores calculados de suportabilidade da cadeia de isoladores em kV, foram determinadas para cada configuração estudada, o valor de corrente de descarga suportável sem a presença dos dispositivos para-raios.
- ItemEstudo de desempenho de linhas de transmissão de 138 kv frente a descargas atmosféricas: análise de um estudo de caso(2023-12-22) Eduardo Sena Batista; Profa. Dra. Cláudia Rejane de Mesquita.; MSc. Bernardo Nogueira Giarola.As descargas atmosféricas que incidem em linhas de transmissão são a principal causa de desligamentos não programados dos sistemas de transmissão, segundo as concessionárias de energia elétrica. Portanto, entender os mecanismos associados a esses desligamentos pode proporcionar o aprimoramento de ações de projeto de proteção das linhas, melhorando seu desempenho frente a tais descargas, com redução de sobretensões, faltas e desligamentos. Existem dois mecanismos de desligamento de linhas de transmissão associados à incidência de descargas atmosféricas: o flashover, decorrente da incidência em cabos fase, e o backflashover, referente à incidência em cabos de blindagem. Ambos resultam em sobretensões impulsivas que podem provocar a ruptura do isolamento da linha e seu consequente desligamento. Este trabalho se propõe a avaliar a ocorrência de backflashover em uma linha de transmissão típica de 138 kV frente à incidência de descargas atmosféricas. O desempenho dessa linha é simulado por meio do software ATPDraw, para determinar os níveis de sobretensões nas cadeias de isoladores frente a ondas de corrente típicas de descargas atmosféricas. Foram executadas simulações visando obter as ondas de sobretensões na linha de transmissão com aterramento de 30 ohms e 100 ohms, para descargas atmosféricas incidentes na torre e em meio de vão. Nestes casos, simulações com e sem a inserção de dispositivos para-raios foram realizadas para possibilitar a avaliação da suportabilidade da cadeia de isoladores e de quanto é a eficiência do dispositivo para-raios. Tendo como base os valores de sobretensões simulados e os valores calculados de suportabilidade da cadeia de isoladores em kV, foram determinadas para cada configuração estudada, o valor de corrente de descarga suportável sem a presença dos dispositivos para-raios.