Navegando por Autor "Vilaça, Márcia Margarida"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA construção da identidade étnico-racial de estudantes do Ensino Médio Integrado na Educação Profissional e Tecnológica(2024-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresEsta dissertação tem como foco a investigação da construção da identidade étnico-racial dos(as) estudantes do Ensino Médio Integrado inseridos(as) por meio de políticas de ações afirmativas nos processos seletivos do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) – Campus Ouro Branco. O principal objetivo foi compreender de que forma esses(as) estudantes percebem sua identidade étnico-racial e identificar os fatores que influenciam esse processo. A metodologia deste trabalho segue uma abordagem qualitativa e foi norteada pela questão: como se dá a construção da identidade negra entre os alunos cotistas raciais do Ensino Médio Integrado? Esta investigação começou com a realização de uma pesquisa documental e bibliográfica, seguida pela coleta de dados, que incluiu a aplicação de questionários on-line. Dentre os resultados obtidos, destaca-se a percepção dos participantes de que uma família exerce um papel essencial na formação da identidade negra, funcionando como um pilar de suporte emocional e referência cultural. Os estudantes também destacaram a escola como um espaço de resistência e preservação cultural, no qual tradições, saberes e valores são transmitidos e reafirmados. Já os coletivos juvenis foram reconhecidos como ambientes fundamentais de socialização, aprendizagem e atuação política, onde são produzidos modos de vida, formas de expressão e identidade. Adicionalmente, constatou-se que a Lei n. 10.639/2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, oficiais e particulares, a obrigatoriedade do ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira e Africana nas escolas, não está sendo devidamente implementada na instituição, o que compromete a compreensão do racismo e o fortalecimento das identidades negras. Como produto educacional decorrente da pesquisa, foi desenvolvido o jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? voltado para professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas, formadores de opinião bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.
- ItemAprendendo a conviver(2021-01-01) Sabbagh, Delaine Oliveira; Rossi, Cláudia Maria Soares; Mendes, Yara de Matos; Teixeira, Meryene de Carvalho; Rodrigues, João Henrique; Silva, Alice Goulart da; Naves, Cláudia Motta da Rocha; Barbosa, Cristiane Diniz; Felicíssimo, Manuella; Santos, Rosalva Maria Martins dos; Medeiros, Tatiane Cimara dos Santos; Guerra, Francismara Fernandes; Santos, Regiane Veloso; Costa, Sandro Coelho; Ribeiro, André Moreira; Leão, Ana Rachel Carvalho; Prata, Wyara Elisângela de Castro; Santos, Andréa de Souza dos; Souto, Anderson de; Aladim, Efigênia de Fátima Cornélio; Martins, Marcelo Augusto dos Anjos Lima; Figueiredo, Estela Dias; Silva, Magali Soares da; Figueiredo, Estela Dias; Mendanha, Paulo José Chaves; Gasparoni, Meirelaine Marques; Vilaça, Márcia Margarida; Souza, Franciele Soares de; Britto, Tamires Bessa da Silva; Rodrigues, Ana Paula da Silva; Ribeiro, Listhiane Pereira; Pereira, Beatriz Rodrigues; Lino, Juliana Cristina Meira; Soares, Carlos Guilherme Cristelli; Nunes, Érica Melanie Ribeiro; Araújo, Márcia Basília de; Rocha, Aline Cristina Viana; Rocha, Aline Cristina VianaAprendendo a conviver. O título do e-book foi inspirado em um dos quatro pilares estabelecidos no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. De acordo com o documento Educação: um Tesouro a Descobrir, organizado por Jacques Delors, “para poder dar resposta ao conjunto das suas missões, a Educação deve organizar-se em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda a vida, serão [...] os pilares do conhecimento” (DELORS, 1998, p.89). Um desses pilares – e a inspiração para o batismo do e-book - é Aprender a viver juntos, aprender a viver com os outros.
- ItemEspelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu?(2025-10-04) Vilaça, Márcia Margarida; Doutora Marie Luce TavaresO jogo de cartas Espelho, Espelho Meu, Quem Sou Eu? destaca-se como uma ferramenta valiosa de ensino/aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de diversas habilidades, como o fortalecimento da identidade étnico-racial, o estímulo ao pensamento crítico, a reflexão sobre diversidade cultural e o combate aos preconceitos. Além disso, o jogo incentiva a cooperação, a empatia e o diálogo, favorecendo um ambiente inclusivo e respeitoso no contexto escolar. A proposta do jogo está de acordo com os objetivos da linha de pesquisa "Organização e Memórias de Espaços Pedagógicos na Educação Profissional e Tecnológica (EPT)" e no Macroprojeto 6 - "Organização de Espaços Pedagógicos na EPT". Trata-se de um jogo que pode ser utilizado em diversos espaços não formais, como: seminários e wokshops voltados para discussões sobre diversidade, relações étnico-raciais e educação inclusiva; em cursos de capacitação para formação de profissionais envolvidos em bancas de heteroidentificação, auxiliando na sensibilização e no entendimento das questões étnico-raciais; em grupos juvenis, promovendo debates e conscientização especialmente sobre identidade racial e diversidade cultural; assim como em oficinas educativas com temáticas voltadas para a construção de uma sociedade mais inclusiva e respeitosa em relação às diferenças raciais. Portanto, o jogo pode ser utilizado por professores, facilitadores, mediadores culturais, ativistas e formadores de opinião, bem como por qualquer pessoa interessada em promover discussões sobre identidade, racismo e diversidade em espaços educacionais e sociais.