Navegando por Autor "Santos, Saul Lima"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPROFGEO: convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG(2024-10-01) Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Novais, André Luiz Barbosa; Magalhães Júnior, Edivar; Vieira, Cristiano Alexandre; Cupolillo, Fulvio; Santos, Saul Lima; Gomes Braga, Fernando; Costa Júnior, Clóvis dos Santos; Lima, Camila Rodrigues de; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Delpupo Souza, Caroline; Sousa, Leonardo Coelho de; Silva, Cecília Félix Andrade; Paula, Geovana Maria Freitas de; Lacerda, Lucas Henrique; Cardoso, Leandro Andrade; Delpupo Souza, Caroline; Editora IFMGComo primeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas de docentes e discentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso, em franco diálogo com o ensino de Geografia. Além disso, serão propostos exercícios e olhares acerca da Geografia e de seu ensino, sempre por meio da articulação entre experiências pregressas e apontamentos futuros no âmbito do PROFGEO. Por fim, a obra centra-se em debates sempre articulados com as linhas de pesquisa do programa: Linha 1 – Saberes e conhecimentos da Geografia no espaço escolar; Linha 2 – Formação docente em Geografia; Linha 3 – As linguagens no ensino de Geografia.
- ItemPROFGEO: Convergindo trajetórias em direção ao ensino de Geografia do IFMG(0024-09-19) Novais, André Luiz Barbosa; Lima, Camila Rodrigues de; Souza, Caroline Delpupo; Júnior, Clóvis dos Santos Costa; Silva, Cecília Félix Andrade; Vieira, Cristiano Alexandre; Júnior, Edivar Magalhães; Braga, Fernando Gomes; Cupolillo, Fulvio; Paula, Geovana Maria Freitas de; Cardoso, Leandro Andrade; Sousa, Leonardo Coelho de; Lacerda, Lucas Henrique; Dutra, Paulo Alexandre Gomes Campos; Santos, Saul Lima; Fonseca, Venilson Luciano Benigno; Souza, Caroline DelpupoPrimeiro produto bibliográfico derivado das ações da comunidade do PROFGEO/IFMG, esta obra pretende representar a materialização de um exercício coletivo de convergência das experiências pregressas dos docentes e das docentes, com os pretensos legados teóricos que se almeja construir enquanto programa. O volume busca avançar na compreensão do processo e do momento de implementação do PROFGEO, a partir do resgate de construções e pesquisas em curso em franco diálogo com o Ensino de Geografia.
- ItemTrabalho de Campo Virtual no Parque Estadual do Rio Doce(2024-09-06) Santos, Saul Lima; Doutor Fulvio CupolilloEste produto visa servir como recurso didático para a geografia escolar, visando enriquecer as aulas sobre os aspectos físico-naturais da paisagem como vegetação, relevo e clima. Trata-se de um trabalho de campo virtual completo no Parque Estadual do Rio Doce (PERD) no qual é possível visualizar todos os espaços do parque utilizando-se de realidade virtual. O trabalho de campo é uma ferramenta fundamental para a ciência geográfica desde os seus primórdios. Na geografia escolar este método didático é fundamental para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem prática acerca de conteúdos previamente trabalhados. Contudo, há um neglicenciamento desta ferramenta didática, sobretudo quando se trata do ensino de questões físico-naturais na educação pública do Brasil. Isso se explica por diversos fatores que vão desde a inexistência de recursos financeiros para sua realização, à distância geográfica entre a escola e as áreas de estudo, como unidades de conservação ambiental. Neste sentido, o produto visa munir professores da educação básica com uma ferramenta de fácil utilização e sem custos. Ele não requer nenhum equipamento específico e pode ser utilizado com os computadores disponíveis em qualquer laboratório de informática. Nele estão inclusos o roteiro para auxiliar a visitação dos alunos e o questionário avaliativo de campo que pode ser utilizado durante sua aplicação.
- ItemTrabalho de campo virtual no Parque Estadual do Rio Doce: uma possibilidade didática para a geografia escolar(2024-09-06) Santos, Saul Lima; Doutor Fulvio CupolilloO trabalho de campo é uma ferramenta fundamental para a ciência geográfica desde os seus primórdios. Na geografia escolar, esse método didático é fundamental para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem prática acerca de conteúdos previamente trabalhados. Contudo, há um negligenciamento dessa ferramenta didática, sobretudo quando se trata do ensino de questões físico-naturais, na educação pública do Brasil. Isso se explica por diversos fatores que vão desde a inexistência de recursos financeiros para sua realização, à distância geográfica entre a escola e as áreas de estudo, como unidades de conservação ambiental. Nesse sentido, este projeto propõe a construção de um trabalho de campo virtual com recursos de realidade virtual e vídeos imersivos, utilizando o Parque Estadual do Rio Doce, objeto de estudo. O intuito deste trabalho é proporcionar uma ferramenta de ensino interativa, de baixo custo e fácil implementação, capaz de suprir a carência pelo trabalho de campo no ensino básico, sempre que sua forma presencial for inviável.