Navegando por Autor "Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCotas, fatos e fakes: entendendo o sistema de cotas do IFMG(2023-09-29) Alex Rodrigues Borges; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Doutor Rodolpho Gauthier Cardoso dos SantosO material objetiva contribuir para o fortalecimento das ações afirmativas no IFMG, por meio de informações acerca do processo seletivo para os candidatos cotistas e do combate à desinformação. Para tanto, o conteúdo informativo foi minuciosamente trabalhado de maneira a atender o público-alvo, com linguagem acessível e simples. O produto educacional foi organizado a partir das informações relevantes referentes à aplicação e operacionalização das ações afirmativas na educação, assim como na abordagem das desinformações frequentemente encontradas no tocante à Lei de Cotas. Contudo, a abordagem procurou atender as especificidades para o público ao qual se destinava. Ou seja, os alunos com a faixa de idade em torno de 14 anos. A cartilha foi elaborada com informações sobre a distribuição de vagas conforme a Lei de Cotas, isto é, em consonância com a Lei 12.711/2012. Também abordamos informações sobre os procedimentos complementares que compõem o processo para a efetivação da matrícula dos candidatos autodeclarados PPI. Nesse contexto, inserimos informações e conceitos relevantes acerca de todo o processo das ações afirmativas na educação (códigos de reserva de vagas, autodeclaração e heteroidentificação).
- ItemEducação Profissional e Tecnológica no Brasil : entre práticas e recursos educacionais: volume 3(2024-08-16) Heleniara Amorim Moura; Marie Luce Tavares; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Adilson Ribeiro de Oliveira; Cíntia Letícia Cruz Saraiva; Edneia Aparecida Batista; Efigênia de Fátima Cornélio Aladim; Fátima Aparecida de Freitas Dias Costa; Gilcéia Freitas Magalhães Leal; Gilzilene de Jesus Caetano; Gisélia Maria Campos Ribeiro; Ivone Rosa Ferreira de Sá; Jaqueline Cássia da Rocha Pereira; José Fernandes da Silva; Pablo Calegario; Pablo Menezes e Oliveira; Pedro Xavier da Penha; Rafael Vieira Âmbar; Ygor Bruno Fernandes da Silva; Raquel Aparecida Soares Reis Franco; Alexandre Delfino XavierA obra “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil: entre práticas e recursos educacionais” é o terceiro volume da série “Educação Profissional e Tecnológica no Brasil”, coletânea idealizada, produzida e organizada por docentes pesquisadores do Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG). O livro aborda os Produtos Educacionais no contexto da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), com o objetivo de repensar a organização dos espaços pedagógicos, as práticas e os recursos educacionais a partir da produção do programa, destacando a multiplicidade de produtos e de temáticas que dialogam e atravessam a EPT no Brasil. Trata-se, portanto, de boa oportunidade para a compreensão do que é o Produto Educacional no contexto da EPT, e ainda de conhecer e/ou refletir sobre aspectos desse campo educacional.
- ItemFolder de Visitação Trilha da Pedra Quadrada(2024-10-04) Santos, Junio Angelo .; Rodolpho Gauthier Cardoso dos Santos; Junio Angelo dos Santos; Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG/Campus Ouro Branco.Este folder tem o objetivo de servir como um guia educacional para professores e estudantes do IFMG, promovendo a utilização da Trilha da Pedra Quadrada, localizada na Serra do Ouro Branco, como um espaço para práticas educativas interdisciplinares. Explora temas relacionados à geoconservação e educação ambiental, alinhando teoria e prática para enriquecer o aprendizado de diversas disciplinas. Este produto educacional está inserido no contexto do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica (PROFEPT), contribuindo para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e aplicáveis à realidade da educação profissional.