Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Especialização em Ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica por Autor "Doutora Elke Beatriz Felix Pena"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDo título ao texto: uma abordagem para o desenvolvimento de consciência sintática e para o ensino de gramática contextualizada(2024-10-02) Martins, Karine Gonçalves; Doutora Elke Beatriz Felix PenaApesar da importância de uma abordagem contextualizada da gramática (ANTUNES, 2014) durante o processo de ensino-aprendizagem na formação dos estudantes, em detrimento do ensino tradicional, muitas vezes, os professores se veem diante do seguinte questionamento: como ensinar efetivamente a gramática de forma contextualizada? Nesse sentido, a presente pesquisa, desenvolvida com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública de Mariana, MG, buscou traçar caminhos para esse ensino objetivando contribuir para a capacidade dos alunos de ler, escrever e refletir sobre a língua. Sendo assim, com base em textos jornalísticos, os estudantes realizaram exercícios voltados para o desenvolvimento de consciência sintática, a partir da Teoria dos Constituintes proposta por Faraco e Vieira (2020) e, posteriormente, responderam a perguntas de gramática elaboradas em uma perspectiva contextualizada. O estudo demonstrou que atividades lúdicas, como os diagramas de cores, são uma alternativa eficaz para motivar os estudantes e, sobretudo para conscientizá-los sintaticamente e torná-los autônomos em suas reflexões sobre a língua. Ao promover atividades que aliam a análise estrutural a contextos discursivos reais, o ensino de gramática deixa de ser um fim em si mesmo e passa a ser uma parte integrante e funcional do desenvolvimento linguístico dos alunos.