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Navegando Ouro Branco por Orientador "Doutora Gláucia do Carmo Xavier"
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- ItemAtendimento Educacional Especializado(24-10-2024) Rodrigues, Lillian Denise Barreto; Doutora Gláucia do Carmo XavierO vídeo intitulado Atendimento Educacional Especializado, desenvolvido como parte desta pesquisa tem como objetivo colaborar com a formação contínua dos profissionais do AEE que atuam em cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT). Isso porque compreende-se que o trabalho desses educadores já é reconhecidamente desafiador, considerando as demandas específicas e complexas impostas pela necessidade de integrar estudantes com NEE em ambientes de aprendizado técnico e profissional. No contexto da EPT, esses desafios são amplificados pela exigência de novas habilidades dos alunos e pela carga horária estendida dos cursos, o que demanda dos profissionais uma capacitação constante e atualizada. Nesse sentido, o produto desta pesquisa buscou fornecer recursos para esses educadores por meio da produção e publicização de um vídeo formativo, que será disponibilizado gratuitamente no YouTube, projetado para apresentar e disseminar conhecimentos fundamentais necessários aos profissionais de apoio que atuam em cursos de EPT. O conteúdo do vídeo foi planejado para ser uma ferramenta prática e acessível, visando a melhorar a prática pedagógica dentro dessa área específica de ensino. Para alcançar o quarto e último objetivo específico desta pesquisa que previa a elaboração de um produto educacional, foi desenvolvido um vídeo formativo para os 120 profissionais do AEE. Para a elaboração desse produto, utilizou-se os dados coletados em uma entrevista realizada com alguns profissionais. Com base nesses dados, procedeu-se a uma análise inicial que ajudou a moldar o planejamento e a elaboração do vídeo. O processo de criação do vídeo considerou, além das necessidades imediatas dos profissionais, as tendências e inovações pedagógicas que poderiam ser incorporadas para enriquecer ainda mais o seu conteúdo. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Educação Especial. Educação Inclusiva. Educação Profissional e Tecnológica. Necessidades Educacionais Específicas. Práticas Educativas.
- ItemManual informativo: conhecendo o NAPNEE do IFMG(2020-12-20) Nogueira, Camila; Xavier, Gláucia do Carmo; Doutora Gláucia do Carmo XavierEste Manual vem contribuir para o fortalecimento de um NAPNEE do IFMG para que o processo de inclusão do campus pesquisado seja aprimorado, auxiliando na ampliação das condições de permanência e aprendizagem dos discentes com necessidades educacionais específicas.
- ItemTERMINALIDADE ESPECÍFICA NO IFMG: um estudo sobre os desafios e possibilidades na certificação de estudantes com necessidades educacionais específicas.(2024-05-16) XAVIER, Gláucia do Carmo.; ABREU, Christiane Miranda de Abreu; Doutora Gláucia do Carmo XavierO perfil @terminalidadeespecifica foi criado no Instagram como um produto educacional voltado para disseminar informações sobre a Terminalidade Específica (TE) na educação inclusiva. A escolha dessa rede social se deu por sua praticidade, interatividade e capacidade de facilitar a assimilação de conteúdos por meio de imagens e vídeos. Segundo Cruz e Rodrigues (2022), o Instagram permite novas formas de produção e disseminação do conhecimento, tornando a aprendizagem mais acessível e atrativa. O público-alvo do perfil são profissionais diretamente envolvidos com a certificação por TE, que atuam na educação inclusiva e na educação profissional e tecnológica. A conta não apenas compartilha informações baseadas em pesquisas teóricas e de campo realizadas no mestrado, mas também funciona como um canal de comunicação sobre o tema, promovendo boas práticas e reflexões sobre a inclusão. Para isso, utiliza diversas ferramentas da plataforma, como posts, stories e vídeos educativos. A identidade visual do perfil foi cuidadosamente planejada para representar a diversidade e a inclusão, refletindo diferentes identidades de gênero, cor e condições físicas. A escolha da paleta de cores azul e laranja foi estratégica, pois transmite confiança, energia e otimismo, favorecendo o engajamento do público. Além disso, elementos gráficos, fontes e imagens foram selecionados para reforçar a mensagem de respeito e equidade, criando um ambiente acolhedor e representativo. O conteúdo do perfil foi estruturado em três categorias principais: 1. Educação Inclusiva – abordando conceitos fundamentais e desafios dessa abordagem educacional. 2. Educação Profissional e Tecnológica (EPT) – explorando sua relação com a inclusão e a aplicação da TE. 3. Terminalidade Específica – explicando seu significado, suas possibilidades e impactos. Com base nesses temas, foram elaborados 62 posts que incluem conceitos, curiosidades, dicas e exemplos práticos, além de vídeos com especialistas. O objetivo é ampliar a compreensão sobre a Terminalidade Específica, promovendo reflexões sobre uma educação mais equitativa e acessível. O perfil pretende continuar sendo atualizado após a defesa da dissertação, mantendo-se como um espaço de difusão de conhecimento sobre TE no contexto da educação inclusiva na EPT. A avaliação da primeira etapa do perfil permitiu verificar se os objetivos educacionais estavam sendo alcançados. O compartilhamento de informações de maneira didática e acessível, aliado ao potencial de engajamento do Instagram, mostrou-se uma estratégia eficaz para fomentar o debate sobre inclusão. Espera-se que esse produto educacional contribua para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais inclusivas, eliminando barreiras e valorizando as potencialidades dos estudantes. Assim, o perfil @terminalidadeespecifica se configura como uma iniciativa inovadora para difusão de informações sobre a Terminalidade Específica, promovendo a inclusão e garantindo direitos educacionais fundamentais para todos.