Trabalho de Conclusão de Curso
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Navegando Trabalho de Conclusão de Curso por Orientador "Mestre Gabriel da Silva"
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- ItemAcessibilidade no facebook para deficientes visuais: um estudo na perspectiva de um deficiente visual(2024-04-08) Matos, Gláucio Brandão de; Mestre Gabriel da SilvaO presente trabalho aborda a experiência de um usuário deficiente visual ao utilizar a versão web do Facebook, com foco na acessibilidade das postagens de fotos e vídeos. Por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) e experimentações práticas realizadas pelo autor, o estudo analisou as conformidades e lacunas da plataforma segundo as diretrizes WCAG do W3C. Com a metodologia baseada na coleta e análise qualitativa de dados, foi possível verificar que, embora existam recursos de acessibilidade implementados, muitos deles não atendem de forma eficaz às necessidades específicas de deficientes visuais. Assim, propõem-se sugestões para melhorias nas postagens, especialmente no uso de descrições alternativas e ajustes de navegabilidade, visando a inclusão digital equitativa.
- ItemO uso da plataforma Roblox para a criação de objetos virtuais de aprendizagem: um estudo por meio do desenvolvimento de experiências e elaboração de tutorial(2024-04-09) Murilo, Jorge Luís Vieira; Mestre Gabriel da SilvaNo âmbito desta pesquisa, realizou-se um estudo sobre a viabilidade de se utilizar a plataforma Roblox na criação de Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVA), cujo o intuito foi investigar a possibilidade de aplicação dessa ferramenta por professores sem experiência em programação, visando assim, expandir o uso de OVAs no ambiente educacional. Para alcançar este objetivo, optou-se por empregar a metodologia Design Science Research (DSR), que se mostrou adequada para definir o escopo de construção de dois artefatos: um tutorial destinado a professores leigos em programação e os próprios OVAs gerados a partir deste tutorial. Após a elaboração destes artefatos e aprofundada a exploração da plataforma, chegou-se à conclusão de que, embora o Roblox apresente um ambiente intuitivo para criação, ainda assim, é necessário possuir conhecimento prévio em programação para enfrentar os desafios inerentes à construção das experiências propostas. Consequentemente, a plataforma Roblox pode ser considerada uma opção viável para a construção de OVAs, desde que o usuário tenha um entendimento básico de programação para lidar com a criação de scripts. Este estudo evidencia a importância do contínuo desenvolvimento de ferramentas educacionais inovadoras, bem como da necessidade de preparo técnico dos docentes para a utilização eficaz de tais recursos no processo de ensino-aprendizagem.